top of page

A luta contra a AIDS: por que é importante detectar o HIV antes que os sintomas apareçam

  • Foto do escritor: 071 News
    071 News
  • 2 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Estimativa indica que mais de 39 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com infeção provocada por HIV

Teste de HIV
Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

O HIV (vírus da imunodeficiência humana) que causa a AIDS (síndrome de imunodeficiência adquirida) pode ficar oculto no corpo por muitos anos antes da manifestação dos sintomas. Enquanto isso, ele pode matar parte do sistema imunológico, o que dificulta a cura.


O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, que acontece em 1º de dezembro, promove a conscientização sobre HIV/AIDS e presta homenagem para as pessoas afetadas pela doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 13% das pessoas que vivem com HIV não sabem que estão infectadas. Esse número vem diminuindo, mas ainda é alto.

O HIV pode ser transmitido pelo contato sexual desprotegido, pelo compartilhamento de agulhas contaminadas, pelo contato com sangue infectado, e da mãe para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação.


“As pessoas podem se sentir bem, mas o vírus está matando parte do sistema imunológico sem que elas percebam”, explica a Dra. Stacey Rizza, especialista em doenças infecciosas e pesquisadora em HIV na Mayo Clinic.

Para se proteger do HIV, é importante praticar sexo seguro, não usar drogas injetáveis, não compartilhar agulhas ou outros dispositivos para injeção de drogas, e fazer os exames regularmente.


Se você suspeitar de que pode ter sido exposto ao HIV, procure um serviço de saúde o mais rápido possível. Você pode fazer o teste e, se for positivo, iniciar o tratamento imediatamente.

Nosso objetivo é diagnosticar as pessoas o mais cedo possível, antes que o HIV afete o sistema imunológico e cause a AIDS. Se o tratamento for iniciado precocemente, o vírus pode ser controlado e o paciente pode levar uma vida normal.


A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à inovação na prática clínica, educação e pesquisa. Acreditamos que todos merecem o direito à cura e estamos comprometidos com o desenvolvimento de tratamentos que possam acabar com a AIDS.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page