Abertura do Scream 2024 reúne grandes nomes da criatividade e inovação
- 071 News
- 4 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Festival segue com programação intensa nesta quarta, a partir das 8h, no DOCA1, Comércio.

A 7ª edição do SCREAM - Salvador Creativity and Media Festival - começou nesta desta terça, 3, no DOCA1, em Salvador, reunindo grandes nomes do mercado da criatividade e inovação. A cerimônia de abertura contou com as falas de Isaac Edington, presidente da Saltur, Juliana Jozzolino, diretora comercial da Rede Bahia, Emmeline Oliveira, Superintendente de Inovação no Estado da Bahia, e Lucas Reis, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), marcando o início de um dos eventos mais esperados do calendário criativo do Norte-Nordeste.
Em um tom que destacou a essência do festival, os discursos trouxeram à tona a conexão entre criatividade, inovação e desenvolvimento econômico. Isaac abriu sua fala lembrando o DNA criativo da Bahia e a capacidade de eventos como o Scream de potencializar talentos locais. “É muito bom compartilhar informações, trocar ideias e ver tendências. Salvador e a Bahia sempre inovaram, mas faltava um estímulo maior, e o Scream trouxe isso. Hoje, celebramos um evento que já é o maior do Norte-Nordeste, graças à união de tantas pessoas e instituições que acreditam no potencial transformador da criatividade", afirmou.
Juliana Jozzolino reforçou esse ponto, destacando a importância do festival como um espaço de troca entre diferentes repertórios e mercados. “O Scream é um movimento consagrado, onde discutimos tendências e promovemos trocas entre repertórios nacionais e internacionais. Ele se alinha ao que a Rede Bahia tem feito para movimentar os negócios do estado, como as transmissões do Festival da Virada e do Carnaval. Esses eventos não só geram impacto econômico, mas também fortalecem o posicionamento da Bahia como referência em criatividade e inovação.”
Complementando as falas, Emmeline Oliveira pontuou o papel estratégico do festival na construção de um ecossistema criativo sustentável e abrangente. “O Scream é de fato uma alavanca, é uma das ferramentas que vai alavancar essa indústria e o Governo do Estado está realmente olhando para isso com alguns projetos na área de audiovisual. Olhando para o novo polo de audiovisual na Bahia, tentando trazer educação empreendedora na área de criatividade e inovação. E seria lindo daqui para os próximos anos a gente olhar o Scream no interior do Estado para que a gente consiga levar criatividade, inovação e de fato atingir os 27 territórios do estado", ressaltou.
Juntas, as falas dos três reforçaram o compromisso do evento em ser um catalisador de inovação, promovendo a conexão entre o potencial criativo da Bahia e as demandas globais por soluções inovadoras e sustentáveis.
De acordo com Lucas Reis, presidente da ABMP, a noite foi um momento para celebrar o crescimento do festival ao longo dos anos. “O Scream começou como um espaço para reunir o melhor da criatividade em Salvador e hoje se consolida como referência para todo o Brasil. Cada edição é uma oportunidade de conectar pessoas, empresas e ideias, transformando a sociedade por meio da inovação”, afirmou.
A programação do Scream continua nesta quarta-feira, 4, a partir das 8h, com palestras, painéis e oficinas. Entre os destaques estão nomes como Maria Paula Almada, Vovô do Ilê, Leka Hattori, Maurício Magalhães, Linda Bezerra e Saulo Tácio. Com cerca de 5 mil inscritos esperados, o evento promove um ambiente de troca, aprendizado e inspiração, apresentando tendências que moldarão 2025.
Comments