Aplicativo ajuda Aposentados e Servidores Públicos a reduzirem taxas de juros e resolverem questões
- Jacson Gonçalves
- 15 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
INSS e salário mínimo passam por mudanças; saiba como se preparar, conseguir empréstimos melhores e repactuar os existentes

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) referendou uma nova definição do teto de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS em 1,97%. A mudança, anunciada em março de 2023, traz esperança de uma redução significativa nos custos de empréstimos para aposentados e pensionistas. Além disso, a plataforma Konsi apresenta uma solução tecnológica para reduzir parcelas de empréstimos já existentes e oferece melhores condições de crédito. A equipe de fundadores da plataforma baiana trabalha para comparar, simplificar e reduzir taxas para servidores públicos, aposentados e pensionistas.
Vera dos Santos, 65, aposentada, se arrepende de ter feito empréstimo consignado: “Estou pagando um valor acima do que havia previsto em taxas. Caso haja uma redução nos valores das parcelas, isso será de grande ajuda para mim”, desabafa.
De acordo com a Sicoob Coopernapi, uma cooperativa de crédito, houve um aumento de 20% na demanda de empréstimos consignados do INSS entre aposentados. E essa demanda pode ser suprida por meio de ferramentas tecnológicas, como o aplicativo Konsi, criado pelos baianos Rodrigo Fontes, Paulo Fontes, Rafael Seixas e Bruno Barreto.
A plataforma gera reduções de juros e melhores condições de parcelamento, mesmo para dívidas e empréstimos já existentes. Além de novos créditos, é possível simular e contratar operações de portabilidade com revisão dos juros para reduzir as parcelas das operações antigas ou ainda transformar a economia em um "troco" (nova retirada de valores sem aumentar o valor da parcela).
Os fundadores do Konsi também criaram um blog que orienta servidores públicos, aposentados e pensionistas sobre os pontos mais relevantes da vida financeira dessas pessoas e como ficar longe de "pegadinhas" e golpes.
"Os conteúdos também explicam melhorias para o crédito consignado, inclusive sobre reduções de juros por portabilidade, refinanciamentos e melhores condições de contratação", explica Paulo, co-fundador do Konsi, que foca em comparar, simplificar e reduzir taxas.
Além disso, recentemente foi definida uma nova taxa de juros do empréstimo consignado para os beneficiários do INSS em 1,97%, o que traz esperança de uma redução significativa nos custos de empréstimos para aposentados e pensionistas. A taxa foi referendada em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e foi baseada em estudos realizados pelos ministérios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Essa mudança ocorre em sequência ao anúncio do aumento do salário mínimo em 5,81% para compensar a inflação e um aumento adicional de 1,5% para refletir um aumento real que não havia sido concedido nos últimos quatro anos, passando a ser de R$ 1.302,00 a partir de janeiro de 2023.
Comentarios