Bahia inaugura Delegacia Especializada em Combate à Corrupção
- 071 News
- 30 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
A nova unidade da Polícia Civil, criada para combater crimes prejudiciais ao erário público, irá operar em colaboração com o Núcleo de Repressão e Combate à Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos
A Bahia amplia seu arsenal no combate à criminalidade com a inauguração da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor). A nova unidade, oficializada por decreto publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (29), é um marco na luta contra crimes que afetam o erário público.
O Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou que a criação da Deccor é um passo importante na reestruturação das forças de segurança, iniciada no ano anterior. “Esta nova unidade especializada da Polícia Civil nos auxiliará nas investigações de lavagem de dinheiro, combate ao desvio no erário público e também em investigações de corrupção de agentes públicos”, afirmou Werner.
A Delegada-Geral, Heloísa Campos de Brito, enfatizou a relevância da nova delegacia para a população e para o Estado. “A criação de uma delegacia especializada para o combate à corrupção é mais uma conquista para a sociedade baiana e para a Polícia Civil. Essa delegacia estará focada nos crimes contra a corrupção de um modo geral, mas, principalmente, na recuperação e bloqueio de ativos que são decorrentes de atividades ilícitas”, explicou.
A Deccor, liderada pela delegada Larissa Laje, é vinculada à Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD), do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco). A nova Delegacia também contará com a colaboração da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) e do Núcleo de Repressão e Combate à Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos, do Draco.
A criação da Deccor é parte de uma ampla reestruturação da Segurança Pública na Bahia, iniciada em 2023, que inclui a criação de outras unidades e departamentos, como a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), a primeira do Brasil, que substituiu o antigo Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau). Essas mudanças visam modernizar e adequar as atividades operacionais e administrativas da polícia judiciária baiana à realidade atual.
Comments