Cici de Oxalá e Mario Omar narram histórias afro-brasileiras em São Paulo
- 071 News
- 5 de fev.
- 2 min de leitura
Contadores de Histórias baianos ministram aula-espetáculo no dia 8 de fevereiro, no Sesc Vila Mariana, com entrada gratuita

A tradição oral e a cultura ancestral se encontram em "Oratura", aula-espetáculo que será apresentada por Cici de Oxalá e Mario Omar no próximo sábado (8), a partir das 19h, na Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana, em São Paulo. A entrada é gratuita.
A Roda de Histórias seguirá a tradição oral bantu, transmitindo conhecimentos por meio da narração de contos, provérbios, cânticos e musicalização africana. O evento é voltado a professores, educadores sociais, contadores de histórias, membros de religiões de matriz africana e afro-brasileiras, além de pessoas negras em geral.
Mario Omar, pesquisador da tradição oral, destaca a importância de manter viva a cultura africana no Brasil, com ênfase nas tradições iorubá e bantu. "Esta vivência traz à tona saberes ancestrais, especialmente para uma geração que busca conectar-se com suas raízes. Ouvir Cici de Oxalá, uma grande mestra da nossa cultura, é fundamental para valorizar o papel das mulheres negras na construção da história da Bahia e do Brasil", afirmou.
A prática da tradição oral remonta à África, onde os contadores de histórias, conhecidos como "reis da palavra", transmitiam ensinamentos fundamentais para a comunidade. Ao longo do tempo, essa arte se adaptou aos novos tempos, ganhando contornos contemporâneos com o uso de recursos audiovisuais, mas mantendo a essência de repassar conhecimentos de geração em geração.
SERVIÇO
O quê: Aula-espetáculo "Oratura", com Cici de Oxalá e Mario Omar
Quando: 08 de fevereiro, a partir das 19h
Onde: Sesc Vila Mariana, São Paulo
Endereço: R. Pelotas, 141 - Vila Mariana, São Paulo - SP
Entrada: gratuita
Comments