top of page

Golpe do motoboy. Já ouviu falar?

Atualizado: 13 de dez. de 2022

A advogada especialista Caroline Costa dá dicas importante sobre o tema

Foto: Mike Photography

Cada dia que passa os criminosos estão se aperfeiçoando e quando a gente menos espera surge uma nova modalidade de golpe. Hoje, quero trazer para você um dos golpes do momento: o golpe do motoboy.


Essa ação criminosa acontece da seguinte forma: após ter acesso aos dados sigilosos dos clientes, os criminosos entram em contato com o dono do cartão de crédito e informa que o seu cartão está com problemas ou foi clonado.


Após confirmar todos os dados (nome, CPF, endereço, email, CVC do cartão e senha), os criminosos informam que um motoboy irá passar na residência do cliente para recolher o cartão e que logo em seguida outro seria enviado.

Foto: Arte 071 News

Infelizmente, a vítima só toma ciência de que caiu em um golpe após verificar compras no seu cartão. A pergunta que se faz agora é: como resolver isso?




O primeiro passo para resolver a situação é entrar em contato com a instituição financeira e informar o ocorrido, pedindo o bloqueio do cartão e o ressarcimento dos valores de forma escrita e entregue no banco. Logo em seguida, é necessário registrar um boletim de ocorrência contando detalhadamente o que aconteceu.


Se mesmo após a realização dos procedimentos administrativos o banco informar que não há possibilidade de ressarcir o consumidor pela fraude que sofreu, o usurário deve ingressar com uma ação judicial reclamando danos morais e materiais em face do banco.


A responsabilização dos bancos se dá porque os Tribunais entendem que cabe a instituição financeira o dever de segurança e sigilo dos dados bancários dos seus usuários, conforme indica a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados). Além disso, houve a falha na prestação do serviço e, portanto, há o dever de indenizar (art. 14, CDC). Sendo assim, fique atento! Se receber uma ligação e desconfiar de algo, desligue! Se sofreu um golpe desse ou parecido, entre em contato com um advogado especializado para lhe ajudar com os trâmites.


Siga a escritora em seu perfil @eusoucarolsc

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page