top of page

Jovens baianos criam enxaguante bucal à base de própolis e barbatimão

  • Foto do escritor: 071 News
    071 News
  • 8 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura

Fruto de pesquisas escolares, produto une efeitos antisséptico, antibacteriano e antifúngico

Jovens baianos criam enxaguante bucal à base de própolis e barbatimão
Foto: Divulgação

Os cuidados com a higiene bucal são fundamentais para a saúde geral do corpo. Segundo pesquisa do IBGE, 89% dos brasileiros realizam a limpeza bucal menos de duas vezes por dia. Pensando em um produto acessível que contribuísse com a higiene da população, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe III - Edna Daltro, em Capim Grosso, desenvolveram o BartiPro, um enxaguante bucal à base de barbatimão e extrato de própolis.


Christian Neves, estudante pesquisador, explica que a ideia era criar um produto que auxiliasse na rotina de higiene bucal, utilizando plantas comuns na região. "A escovação é essencial, e o BartiPro foi elaborado como um aliado a esse hábito", destaca.


O BartiPro combina própolis e barbatimão, resultando em um produto com efeitos antissépticos, antibacterianos e antifúngicos, além de propriedades cicatrizantes, coagulantes, desinfetantes e potencializadoras do efeito anti-inflamatório. Essa combinação, segundo Neves, diferencia o BartiPro de outros produtos similares que utilizam os componentes de forma separada.


O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola da Secretaria da Educação (SEC), com o apoio dos estudantes Carlos Santana, Thailane Lima, Ludmila da Silva, Andressa Santos, Kemilly de Sousa, além das professoras Amanda Lima e Carol Pinheiro.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page