top of page

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Figura histórica da Igreja Católica tem desfecho marcado por fé, reformas e impacto global

Papa Francisco morre aos 88 anos
Pontífice argentino falece após complicações respiratórias; legado inclui reformas e defesa dos marginalizados_ Foto: Gettyimages

O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A informação foi confirmada oficialmente pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrel.


O pontífice enfrentava complicações respiratórias desde fevereiro, incluindo uma pneumonia bilateral que exigiu internação no hospital Gemelli, em Roma. Apesar de apresentar sinais de recuperação, o quadro clínico se agravou nas últimas semanas. O falecimento foi registrado às 7h35 (hora local).


Com a morte de Francisco, tem início o período de Sé Vacante e será convocado o conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica. O Vaticano ainda não divulgou os detalhes sobre o funeral.


Primeiro papa jesuíta e também o primeiro latino-americano a ocupar o trono de São Pedro, Francisco foi eleito em 2013. Ao longo de seu pontificado, promoveu reformas na Cúria Romana, combateu os abusos sexuais no clero e adotou uma postura firme em temas sociais, como o combate à desigualdade e à crise climática.


A última aparição pública do pontífice ocorreu no domingo (20), durante a tradicional bênção “Urbi et Orbi”, na Praça de São Pedro.


Líderes internacionais lamentaram a morte do papa. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que Francisco “inspirou milhões de pessoas, além do âmbito católico”. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, destacou sua atuação em defesa da paz e da justiça social.


Francisco será lembrado como uma figura marcante de seu tempo, que buscou aproximar a Igreja dos mais vulneráveis e promover uma fé voltada à compaixão, à inclusão e ao diálogo.


O termo “pontífice” refere-se ao Papa, o líder supremo da Igreja Católica. A palavra deriva do latim pontifex, que originalmente designava os membros do colégio sacerdotal na Roma Antiga responsáveis por rituais religiosos. Com o tempo, o título passou a ser associado ao Bispo de Roma, reconhecido como o sucessor de São Pedro e autoridade máxima da Igreja Católica.

Nesta fotografia de arquivo, cortesia da Cúria Geral dos Jesuítas em Roma, o jovem Jorge Mario Bergoglio posa para a câmera
Nesta fotografia de arquivo, cortesia da Cúria Geral dos Jesuítas em Roma, o jovem Jorge Mario Bergoglio posa para a câmera _ Foto: Gettyimages

História do Papa Francisco


Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, filho de imigrantes italianos. Ingressou na Companhia de Jesus em 1958 e foi ordenado sacerdote em 1969. Entre 1973 e 1979, atuou como superior provincial dos jesuítas na Argentina. Em 1998, tornou-se arcebispo de Buenos Aires e foi nomeado cardeal em 2001 pelo Papa João Paulo II.


Em 13 de março de 2013, foi eleito o 266º Papa da Igreja Católica, adotando o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis. Foi o primeiro papa jesuíta, o primeiro da América Latina e o primeiro não europeu em mais de mil anos. Seu pontificado destacou-se por ênfases na humildade, justiça social, reforma da Cúria Romana e diálogo inter-religioso. Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, no Vaticano.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page