top of page

Um narcisista jamais será um líder de sucesso!

Sabe aquele chefe que só foca nas tarefas concluídas e sobrecarrega sempre o seu dia, como se nada fosse o suficiente? As palavras mais utilizadas enquanto passa mais demanda são ‘urgência’, ‘preciso’ e outras.


Durante uma leitura do livro O monge e o executivo — Uma história sobre a essência da liderança, de James C. Hunter, esse formato falido de liderança foi citado da seguinte forma:


“Se nos concentrarmos em tarefas e não em relacionamentos, podemos ter transferências, rebeliões, má qualidade de trabalho, baixo compromisso, baixa confiança e outros sintomas indesejáveis.”


Uma pessoa narcisista perversa não apresenta empatia. Perceba: no início, essa pessoa será encantadora e agradável para se aproximar das possíveis vítimas. Tende a não aceitar críticas ou qualquer opinião contrária, mesmo que seja pelo bem do ambiente de trabalho ou da própria empresa.


E por fim, pode apresentar agressividade e atitudes violentas quando as situações não ocorrem como desejado. Essas atitudes ou apresentações também englobam a comunicação.


Querendo ou não, esse formato transmite péssimas mensagens para os colaboradores como a falta de segurança e/ou desconforto com o ambiente de trabalho, o não pertencimento a causa da empresa e até perdem a vontade de trabalhar.


E qual seria a chave da liderança de sucesso?

“[...] executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.”

Um líder de verdade consegue demonstrar apreço e empatia para todos os colaboradores da empresa, assim, a liderança conseguirá desenvolver relacionamentos saudáveis entre os responsáveis pela organização.

Relacionamentos saudáveis na empresa
= negócio saudável e próspero

E o melhor dessa liderança é que se as qualidades abaixo fizerem parte do seu perfil, as chances dessa pessoa ser inesquecível na vida desses colaboradores é muito alta, e não só isso, trará sucesso para a empresa:


  • Honestidade, confiabilidade

  • Bom exemplo

  • Cuidado

  • Compromisso

  • Bom ouvinte

  • Conquista a confiança das pessoas

  • Trata as pessoas com respeito

  • Encoraja a equipe

  • Atitude positiva e entusiástica

  • Gosta de pessoas


Mas, caso queira perder o seu negócio por besteira, seja o chefe que:

  1. Finge escutar o feedback dos colaboradores e não realiza nenhuma mudança para melhorar o ambiente e dinâmica de trabalho;

  2. Deixa claro para o seu funcionário que se ele não fizer X demanda, ele será removido da equipe;

  3. Não dá crédito ou não reconhece o esforço do trabalhador;

  4. Não respeita o tempo das pessoas;

  5. Não se importa com o colaborador, somente nas tarefas que ele deve fazer.


Já teve experiência com uma empresa que não se importava com os funcionários?

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page